Blog da Antecipa

Facebook
Facebook
Google+
https://www.antecipa.com/blog/2018/01/23/regra-6-imagem-da-sua-empresa-no-mercado">
LINKEDIN

REGRA # 6 – A imagem da sua empresa no mercado.

Por Fernando Blanco (parceiro de conteúdo da ANTECIPA)

Vamos falar de aparências? Ou de conteúdo? Dos dois, pois é assim na vida e é assim no crédito!

Você concorda que gente mal vestida, com mau hálito, gestos abrutalhados ou aparentando malandragem, tem mais dificuldade de arrumar namorada(o), para conseguir emprego e clientes? Lógico, né, afinal queremos distância de pessoas que têm uma imagem ruim.

É psicológico. Nem precisamos elaborar muito, vem de dentro, causa repulsa.

Nas coisas da vida mundana, dizemos que estas pessoas causam má impressão. Mas na vida corporativa imagem ruim remete a falta de profissionalismo. E isso é mortal para qualquer negócio.

A imagem de uma empresa é formada a partir de diversos sinais emitidos por ela (e seu empresário) e captados por seus clientes, fornecedores, funcionários, investidores, autoridades públicas … e bancos!

Atenção: uma empresa não precisa estar atolada na Lava Jato para ter uma imagem ruim perante seus stakeholders (partes relacionadas). Coisa pequenas, que passam desapercebidas a um olhar mais atento, causam estragos imensos.

Os exemplos são muitos – muitos mesmo – e seus impactos serão maiores ou menores dependendo do perfil da empresa, do setor de atuação, da região etc. Alguns exemplos específicos que incomodam bancos (e todo mundo):

  • Pequenas atitudes eticamente questionáveis.
  • Ausência de demonstrações financeiras.
  • Empresário que desconhece detalhes financeiros da sua empresa.
  • Ausência de bons sistemas de controle gerencial.
  • Equipe desmotivada, mal treinada, desrespeitosa.
  • Instalações físicas mal cuidadas.
  • Moral da equipe.

Etc., etc., etc.

No entanto – e infelizmente – é assim que a imensa maioria dos empresários brasileiros se apresenta para os bancos em busca de crédito: totalmente desarrumados! Ou em outras palavras, transmitindo falta de profissionalismo!

Voltemos ao exemplo do cidadão em sua vida cotidiana? Ele (ou ela) pode ter a inteligência de Einstein e a generosidade da Madre Teresa de Calcutá, mas se tiver maus hábitos de higiene e se vestir como um mendigo, terá imensas dificuldades para se dar bem na vida.

E a sua empresa, por mais produtiva que seja, será sempre mal vista por quem não a conheça por dentro. Acontece que projetando uma imagem muito ruim poucos terão interesse de conhecê-la com profundidade.

Ou seja, empresa que transmite uma imagem ruim repele potenciais bons funcionários, bons clientes, bons investidores … e bancos.

O pior é que muitas empresas fazem o mais difícil, que é desenvolver um bom produto ou serviço, mas aí na hora de se mostrar ao seu mercado se apresenta de forma inadequada.

Eu tenho dificuldade para entender isso, afinal é tão mais simples tomar atitudes empresariais, tais como:

  1. Cuide da aparência física: pintura, sinalização, iluminação.
  2. Cuide da sua equipe: postura, motivação, uniformização.
  3. Cuida da sua comunicação: logo, site, folders, textos, imagens.
  4. Cuide dos relacionamentos: com a mídia, como receber e visitar clientes, fornecedores, investidores e bancos.
  5. Cuide da gestão: gestores qualificados, sistemas de controles financeiro e operacional.
  6. Cuide do futuro: crescimento profissional da equipe, sua sucessão.

Eu, com meus 35 anos de vida corporativa, acho muito mais complicado tirar um negócio do chão, do zero, e coloca-lo em pé, do que dar a ele uma aparência profissional.

Cuide da sua imagem e colha frutos que você nem imagina que existem. Palavra de quem passou muitos anos da vida avaliando imagem empresarial – e constatou que quem se apresenta bem capta crédito bem mais barato!

Fernando Blanco é presidente do IDCC – Instituto para o Desenvolvimento da Cultura do Crédito (www.idcc.com.br) e parceiro de conteúdo da ANTECIPA. Ocupou posições de Presidente de seguradoras de crédito e de Diretor de bancos. É consultor, mentor e professor de crédito, liderança, estratégia e empreendedorismo. Também é coautor do livro Os 7 Passos para o Melhor Relacionamento Bancário e atua como mentor do Instituto Endeavor.

Fale com Fernando Blanco pelo LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernandoblanco/  ou via [email protected].

Categorias:
Geral

Deixe seu
Comentário

Copyright 2017 Antecipa.com | Todos os Direitos Reservados.