Blog da Antecipa

Facebook
Facebook
Google+
https://www.antecipa.com/blog/2017/10/16/perdendo-dinheiro-com-sua-cadeia-de-producao">
LINKEDIN

Perdendo dinheiro com a sua cadeia de produção

Não existe muita mágica. O custo financeiro do seu fornecedor é embutido no preço que o comprador paga. Como podemos com supply chain financing / antecipação de recebíveis diminuir este custo em uma transação que seja boa para os compradores e fornecedores?

Se você quer ser competitivo no mercado ou inovador, o preço do seu produto será decisivo para ao seu sucesso. E isso não depende apenas da sua empresa e do seu processo interno, a precificação considera todos os elos de uma cadeia de produção, desde grandes empresas até PMEs. Nessa cadeia de suprimentos, o que custa caro ao fornecedor, também custa caro ao comprador; e você pode estar perdendo dinheiro com isso.

A maior parte dos elos dessa cadeia são PMEs, e o capital de giro é o maior limitante da sua produção. Segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp (Depecon), o juro médio sobre o capital de giro no Brasil em 2016 foi de 35,09% a.a. Seguramente, uma forma de amenizar o impacto desse custo é aumentar o preço do produto ou serviço entregue ao comprador.

Na outra ponta da cadeia estão as grandes companhias, que mesmo que tenham dinheiro de caixa livre e acesso à diversas linhas de crédito, iniciam sua produção com fornecedores endividados e não obtêm rendimentos satisfatórios de suas aplicações financeiras. No fim das contas, o repasse dos prejuízos aos fornecedores e do alto custo de produção será feito ao consumidor final através de preços mais elevados.

Todo esse contexto pode ser visto como um financiamento indireto da cadeia de produção. Por não haver protagonismo, o financiamento se resume a aumentos de preços e empresas menos competitivas. Porém, o mesmo pode ser feito diretamente e propositalmente entre os elos da cadeia, diminuindo seus custos e fazendo com que seu capital seja rentável, independente do tamanho da empresa. Esse processo é chamado Supply Chain Finance, e a Antecipa tem a solução adequada para sua empresa. Saiba mais aqui.

Categorias:
Geral

Deixe seu
Comentário

Copyright 2017 Antecipa.com | Todos os Direitos Reservados.