Blog da Antecipa

Facebook
Facebook
Google+
https://www.antecipa.com/blog/2017/10/15/antecipacao-de-recebiveis-e-maior-lucro-para-o-seu-caixa">
LINKEDIN

Antecipação de recebíveis e maior lucro para o seu caixa.

Uma das grandes preocupações de grandes e pequenas empresas é como aproveitar melhor o dinheiro de caixa. Em negócios de qualquer tamanho, é normal enfrentar momentos de sobra em caixa e momentos de aperto financeiro. Mas o que fazer quando há sobras? Como tirar bons resultados dele em pouco tempo? A resposta tradicional para essas perguntas é fazer aplicações baseadas em CDI, mas será que isso realmente é bom para sua empresa?

A grosso modo, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é o lastro das operações de empréstimos de curtíssimo prazo entre bancos, e também é o índice de referência para diversas operações financeiras, como CDB, LCI e LCA. É possível encontrar modalidades de investimento que tenham o rendimento de 80% ou até mesmo 105% do CDI.

A peculiaridade do CDI é que ele foi idealizado para acompanhar a taxa SELIC, em muitas vezes se igualando a ela. Em setembro deste ano, o Banco Central sacramentou a 8ª redução seguida da taxa SELIC, agora em 8,25% – seu menor nível em 4 anos, e a previsão é que continue decrescente ao longo do ano. Ou seja, se a tendência se mantiver, os ganhos em aplicações baseadas em CDI serão menores a cada mês, deixando de ser atraentes para investimentos de curto prazo.

O outro aspecto se relaciona com o imposto de renda, tempo mínimo de aplicação e investimento inicial. LCI e LCA são isentos de imposto de renda, mas exigem prazos mínimos de 90 dias para retiradas e investimentos iniciais altos. Fundos DI e CDB tem curtos prazos de retirada, mas tem descontos do IR que variam entre 15% e 22,5% a depender do prazo. Seja qual for à modalidade, os prazos esticados ou os descontos do IR associados à contenção da inflação tornam os investimentos pouco rentáveis, com ganhos reais próximos de 2% a.a.

Como estamos falando de dinheiro de caixa, é fundamental que o retorno do investimento seja rápido. Uma maneira de obter rendimentos instantâneos sobre dinheiro de caixa é negociar melhores condições de pagamentos e assim obter lucro sobre ele, como acontece no adiantamento de recebíveis feito com Supply Chain Finance (SCF). O SCF integra a sua empresa à outras, permitindo que haja negociação direta sobre pagamentos entre fornecedores e compradores.

A Antecipa tem a solução em Supply Chain Finance com taxas de desconto dinâmicas, totalmente integrada ao seu ERP e transparente. Não tem recurso disponível? Podemos integrar com o risco sacado. Saiba mais sobre a Antecipa aqui.

Categorias:
Geral

Deixe seu
Comentário

Copyright 2017 Antecipa.com | Todos os Direitos Reservados.