Lançamento do Antecipa. Para acabar as ineficiências existentes no supply chain financing e antecipação de recebíveis

Início/Geral/Lançamento do Antecipa. Para acabar as ineficiências existentes no supply chain financing e antecipação de recebíveis

Lançamento do Antecipa. Para acabar as ineficiências existentes no supply chain financing e antecipação de recebíveis

Se você tem alguma plataforma de antecipação de recebíveis para os seus fornecedores, saiba que você está perdendo dinheiro e o Antecipa quer mudar isso.

As soluções existentes de antecipação de recebíveis sofrem do problema descrito como “mercado de limões” pelo Nobel de Economia George Akerlof. “Limão” é a gíria usada no mercado americano para os carros de segunda mão que, somente depois de comprados, têm o seu defeito percebido.

Taxas de desconto fixas e o mercado de limões.

No que George Akerlof chama de “mercado de limões” todos os bons produtos saem do mercado e só ficam os produtos ruins. Isso acontece por conta da assimetria de informação entre compradores e vendedores na avaliação de uma oportunidade específica. Na descrição de Akerlof, existem dois tipos de carros (ou produtos): os pêssegos, que são bons, e os limões, que são ruins. O vendedor detém o histórico de determinado ativo e por conta disso consegue qualificar se tem um pêssego ou limão na mão, mas – o comprador não detém histórico, tampouco informações exaustivas e assim não consegue fazer esta avaliação com alto grau de confiança.

Dada esta situação, o comprador, para se proteger, estabelece um preço com desconto, de forma a acomodar eventos fora de seu controle. O vendedor, se tem um carro ruim, vende o produto, pois não consegue uma melhor opção. O vendedor de carros bons procura outro local e alternativas para negociar o seu carro, sobrando somente os carros ruins naquele mercado. Este fenômeno acaba depreciando de forma consistente os preços médios do mercado.

As plataformas atuais de antecipação de recebíveis sofrem deste mesmo problema quando fixam o preço de desconto. O detentor de um bom crédito na praça, conhecendo a taxa de desconto que o seu comprador proporciona – normalmente alta e carecendo de um mecanismo dinâmico de precificação -, vai procurar outro canal para descontar seu recebível. Aquele que tem um crédito ruim terá no comprador sua opção mais barata de financiamento. Por outro lado, o comprador não sabe quais taxas seu fornecedor consegue em bancos, factorings ou outras fontes de capital e, por conta disso, somente os piores títulos chegam para ele – ou, aqueles que não têm o mercado financeiro como opção, por conta de limitações no perfil de crédito.

Esta assimetria de informação existente entre compradores (credores) e vendedores, dentro do contexto das soluções atuais de antecipação de recebíveis, é um caso clássico de “mercado de limões” que buscamos resolver no Antecipa.

As plataformas e soluções atuais de antecipação de recebíveis estão sempre perdendo oportunidades – e muito disso deve-se a falhas no método e mecânica de precificação, ao assumir que todos são “limões”. Desta forma, entendemos que ao utilizar uma plataforma dinâmica de precificação, que enderece a assimetria de informação inerente ao processo de compra/venda, entregamos benefícios significativos tanto para compradores – que conseguem precificar melhor seu dinheiro vis-a-vis alternativas de investimento no mercado – quanto para fornecedores, que terão no comprador uma alternativa mais barata de dinheiro de curto prazo.

A solução Antecipa

No Antecipa, determinamos a taxa de desconto de forma dinâmica, para cada transação, usando um mecanismo de leilão junto com a avaliação da oferta e demanda. Ao buscar um preço justo para cada transação, eliminamos o problema do “mercado de limões”. Além disso, nossa plataforma elimina totalmente o processo de aprovação da antecipação, tornando tudo transparente e integrado ao seu ERP.

Este é um projeto de dois anos de trabalho que já está operando. Uma equipe que une diferentes expertises e experiências: pioneira na implementação de Azure no país, ativamente envolvida na implementação de sistemas com compliance HIPPA e PCI e em operação de larga escala de call center.

Já estamos operando na plataforma SAP. Oracle, Totvs e todas as outras estão no forno.

Se você tem uma solução de antecipação para os seus fornecedores ou quer montar uma queremos mostrar nossa abordagem, entender as suas dores, diminuir o uso de boletos bancários e tornar o setor produtivo menos dependente do setor bancário no país.

Conheça o Antecipa (www.antecipa.com) e venha conversar com a gente.

Camilo Telles / CEO

By | 2017-01-19T16:33:02+00:00 janeiro 17th, 2017|Geral|0 Comentários

Deixar Um Comentário